terça-feira, 17 de maio de 2011

Cuidando dos pneus de seu carro – a identificação

Cuidando dos pneus de seu carro – a identificação


Há pouco mais de uma semana você leu sobre os tipos e características dos pneus mais comuns. Agora chegou a hora de saber como interpretar tudo que está escrito no pneu para não cometer algum erro na hora da troca, principalmente se também for trocar de medidas.
Padrão internacional:
1) Marca do fabricante.
2) Modelo do Pneu.
3) Características de dimensões e construção:
195 – Largura da seção ou total, medida de flanco a flanco com o pneu montado numa roda da largura correta, inflado com a pressão correta e expresso em mm (milímetros) ou polegadas (padrão americano, em desuso).
60 – Altura da seção ou perfil do pneu, indica a medida do flanco e representa a porcentagem da largura total, que dará um resultado em “mm” e é encontrado medindo da ponta do talão até o topo da banda de rodagem. É muito comum achar que um pneu perfil 50 é “mais alto” que um perfil 45. Isso só é correto se os dois tiverem a mesma largura. No caso, a altura do pneu corresponde a 60% de sua largura.
R - Indica que o pneu tem estrutura radial
15 - Diâmetro interno do pneu (aro da roda a ser instalada) em polegadas.
4) Índice de carga / código de velocidade (88 = 560 Kg / V=240 Km/h) (veja tabela abaixo). 88 representa o quanto este pneu irá suportar de peso sobre ele com o veículo em movimento e todas as forças físicas atuando. V representa a velocidade máxima que um pneu pode suportar com carga máxima por um período de tempo. Pneus remold (não recomendo o uso) possuem, por lei, essas definições inferiores às do pneu original. Nunca se deve usar em seu carro pneus com estas duas definições inferiores aos do pneu original do carro.
5) Pneu sem câmara (TUBELESS) ou com câmara (TUBE TYPE).
6) Indicadores de desgaste T.W.I. (Tread Wear Indicators): quando atingidos, indicam o momento de troca do pneu (mínimo: 1,6mm).
7) País de fabricação.
8) Matrícula DOT (Department of Transportation). É uma numeração exigida pelo departamento de transportes dos Estados Unidos  (USDOT) para pneus fabricados ou vendidos nos Estados Unidos, e vem antes do número de serie do pneu. Isso não impediu o número de série de ser chamado de DOT até pelas fabricantes. Os quatro últimos números indicam a semana (um pneu demora dias para ficar pronto) e o ano em que o pneu foi produzido. Ex: 1311 – 13ª semana de 2011.
9) Dados da estrutura do pneu.
10) Símbolo de certificação do INMETRO. Vem acompanhado do número de cadastro do
fabricante.
11) Carga e pressão máximas.
12) Site do produto (se houver).

Competição

Em algumas competições, como o WTCC, os pneus tem suas dimensões paresentadas da forma 240/610R17:
- 240: largura total ou da seção, expressa em milímetros.
- 610: diâmetro total externo do pneu, expresso em milímetros (o que é importante para as relações de marcha).
- R: indica um pneu de construção RADIAL.
- 17: indica o diâmetro interno do pneu, em polegadas, mesma medida do aro de roda.

Usando pneus com dimensões diferentes das originais

Por lei, modificar o perímetro do conjunto roda-pneu é ilegal, assim como qualquer alteração no veículo que não conste em seu documento. A legislação não menciona limites de tolerância, mas as montadoras sim, cerca de 2%. Isso significa que se você quer colocar rodas maiores em seu carro, a altura da lateral do novo pneu deverá compensar esse ganho dentro de uma margem de variação de 2% para mais ou para menos. Quase todos os carros possuem rodas maiores como opcional ou em versões mais caras. A dica é adotar as medidas usadas pela fábrica nestas versões.
Dificilmente será perceptível para um guarda de trânsito, por exemplo, uma diferença pequena no tamanho dos pneus a olho nu, e você não levará uma multa. A multa nem é o problema. Diâmetros maiores que 2% afetam a relação de marchas, pode levar a problemas em câmbios automáticos, falhas nos controles de tração, ABS, computador de bordo, etc, pois cada carro irá reagir de uma maneira diferente da programada nos módulos eletrônicos. A leitura do velocímetro e hodômetro, bem como o controle de consumo do computador de bordo, também podem ser afetados.
FONTE: http://www.jalopnik.com.br/conteudo/cuidando-dos-pneus-de-seu-carro-%E2%80%93-a-identificacao#more-22147

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